“Elos de Leitura” em Nelas

0
372

A 2.ª Festa Literária “Elos de Leitura” vai realizar-se de 20 a 27 de Abril 2017, no concelho de Nelas, numa organização conjunta da Rede de Bibliotecas de Nelas, com o apoio da Câmara Municipal de Nelas, Agrupamentos de Escolas de Nelas e Canas de Senhorim e Fundação Lapa do Lobo.

Esta iniciativa pretende “difundir a ideia de que a leitura é essencial, que suporta e ilustra a diferença, o pluralismo e a multiculturalidade, criando elos de informação e de compreensão que nos ajudam a lidar com a heterogeneidade do ser humano, aceitando os valores universais, na construção de sociedades inclusivas”, revela em comunicado a autarquia.

Visa ainda desmistificar a ideia de que ler é só para alguns e de que é possível ler em todo o lado e de diferentes maneiras.

Este ano o tema escolhido é a “liberdade”, destacando-se a Banda desenhada nas diversas exposições que vão decorrer nas diferentes bibliotecas da Rede, iniciativa que conta com o apoio do GICAV de Viseu, bem como uma feira do livro de Banda Desenhada e livros sobre a liberdade a realizar na Biblioteca Municipal.

O mercado de troca de livros “Livra-te” é mais uma novidade para esta edição e vai decorrer na Fundação Lapa do Lobo, no dia 22 de abril. Pelas ruas de Nelas e de Canas de Senhorim todos serão surpreendidos com frases que farão parte das montras dos estabelecimentos comerciais, e com momentos poéticos em espaços públicos.

O comboio literário, sentido Nelas-Coimbra e Coimbra-Nelas, vai contar com momentos de música e poesia pelos Leitores do Fraque que mais uma vez irão “cobrar” leituras aos mais distraídos e que presentear os passageiros com momentos bastante agradáveis.

Crianças e adultos irão partir para as ruas, recolhendo palavras esquecidas, na Oficina “Recoletores de palavras” e o autor Miguel Horta apresentará poemas com uma leve pitada de sal, no seu livro “Rimas Salgadas”.

DEIXE UMA RESPOSTA