Proteção Civil alerta para aumento da temperatura com risco de incêndios

0
1355

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) indica que se prevê uma ligeira subida da temperatura máxima na região sul (que deverá variar entre os 30 e os 35 graus centígrados) no sábado, havendo perigo de incêndios.

Deverá registar-se no fim de semana “tempo quente e vento moderado a forte com permanência de condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios florestais”, indica o comunicado da proteção civil.

Hoje e no sábado, segundo o Instituto Nacional Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a humidade relativa do ar apresenta valores inferiores a 30% nas regiões do interior do continente, 20% no interior do Alentejo e no Algarve, com recuperação para valores mais elevados durante a noite, exceto no sotavento algarvio.

O vento deverá soprar moderado (até 30 km/h) de noroeste no litoral oeste e nas terras altas, em especial durante a tarde.

No domingo prevê-se vento moderado (até 35 km/h) de quadrante norte, em especial no litoral a sul do cabo Mondego até ao início da manhã e durante a tarde.

Já a partir de sábado prevê-se alguma instabilidade com probabilidade muito baixa de aguaceiros fracos e dispersos, trovoadas e rajadas convectivas.

Desde quinta-feira é proibida a realização de queimadas, de fogueiras, utilização de equipamentos de queima e de combustão, queimar matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração e o lançamento de balões com mecha acesa ou qualquer outro tipo de foguetes.

Está igualmente proibido fumar ou fazer lume de qualquer tipo nos espaços florestais e vias que os circundem, a fumigação ou desinfestação em apiários com fumigadores que não estejam equipados com dispositivos de retenção de faúlhas.

DEIXE UMA RESPOSTA