Câmara de Coimbra e Universidade colaboram em concurso de ideias de negócio

0
193

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, e o reitor da Universidade de Coimbra (UC), João Gabriel Silva, assinaram ontem, nos Paços do Concelho, um protocolo de colaboração que prevê a atribuição de um prémio – “Ideia de Negócio” – na 9.ª edição do Concurso Arrisca C 2017 – Ideias e Planos de Negócio, no valor de 3000 euros.

Manuel Machado começou por fazer um balanço das edições anteriores edições do Arrisca C.

“Desde o início, em 2008, o concurso atribuiu 760.000 euros em prémios, teve 740 projetos candidatos de mais de 1800 promotores e criou mais de 20 empresas”, referiu o presidente da CMC.

A autarquia atribuirá um prémio para a realização do concurso Arrisca C, através de uma transferência no valor de 3000 euros para a UC.

Esta transferência só se concretizará quando for exibido o comprovativo da instalação da empresa vencedora do concurso e da sua sede social para Coimbra.

É o caso da empresa vencedora da edição de 2016, a Ineye – Healthy eyes for a lifetime, que já entregou nos serviços da CMC o comprovativo de constituição de empresa com sede social no concelho de Coimbra.

Em contrapartida, a UC compromete-se a concretizar a conceção e realização do concurso de ideias de negócio; a ação de capacitação para os potenciais promotores de novas empresas; a organização de um seminário/workshop para a promoção e debate do tema do projeto; e a conceção e produção de material promocional e de comunicação do concurso.

A UC obriga-se ainda a cumprir todas as disposições do Programa Operacional Regional do Centro, bem como todas e quaisquer normas adicionais definidas pelo Conselho INOV.C., no âmbito da execução do projeto “Concurso Arrisca C 2017 – Ideias e Planos de Negócio”.

Após a assinatura, o presidente da CMC apresentou a João Gabriel Silva o Regulamento de Apoio a Iniciativas Económicas de Interesse Municipal – Coimbra Investe, publicado em junho de 2017 em Diário da República.

O autarca entregou o documento ao reitor, defendendo que o mesmo pode ser uma ferramenta importante, de complementaridade, para o desenvolvimento dos projetos do “Concurso Arrisca C – Ideias e Planos de Negócio”.

O Regulamento de Apoio a Iniciativas Económicas de Interesse Municipal – Coimbra Investe demorou cerca de dois anos a concretizar e tem por objetivo promover o desenvolvimento local, de forma sustentada e organizada; fomentar o progresso e o ordenamento industrial e empresarial; estimular a reestruturação e diversificação dos setores já implementados; apoiar novas iniciativas industriais e empresariais e favorecer a criação de emprego.

A primeira edição do concurso Arrisca C ocorreu em 2008 (na época denominado Arrisca Coimbra).

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA