Festa das Vindimas de Viseu com recorde de visitantes

0
576

No “Ano Oficial para Visitar Viseu”, a Festa das Vindimas de Viseu registou um novo recorde de público.

Na quarta edição do evento, realizada entre 21 e 24 de Setembro, estima-se que pelo menos 27 mil pessoas tenham participado de uma das 25 atividades propostas por este evento que, nas palavras do presidente da Câmara Municipal, Almeida Henriques, “consolidou a sua marca incontornável na agenda enoturística nacional”.

“Viseu é hoje uma cidade consciente e orgulhosa da sua identidade cultural, histórica e vinhateira, e que a promove e valoriza”, sublinha Almeida Henriques. “Somos a cidade vinhateira do Dão”.

Os concertos de Teresa Salgueiro, Márcia e Ana Moura, conquistaram mais de 11 mil pessoas, com especial destaque de público para a atuação da fadista de “Desfado”. No adro da Sé, o concerto de Ana Moura teve direito a uma “enchente” sem memória recente, seguida da atuação de Jonny Abbey. Por sua vez, a Meia Maratona do Dão alcançou este ano cerca de 9000 participantes.

As visitas e vindimas nas várias quintas vinhateiras aderentes e o “Mercado de Vinhos e Sabores do Dão” instalado na cidade, na Praça do 2 de Maio, ao longo de quatro dias, conquistaram também vários milhares de visitantes.

A grande afluência de turistas nacionais e estrangeiros à cidade e ao evento foi ainda uma das dimensões marcantes. A hotelaria em Viseu registou taxas de ocupação especialmente elevadas – e grande parte das unidades atingiram a sua lotação máxima. Entre as nacionalidades estrangeiras mais notadas estão Espanha, França, Itália e Brasil.

Para o presidente da Viseu Marca, João Cotta, “o crescimento turístico de Viseu é hoje uma realidade baseada numa oferta autêntica e de excelência, ligada à cultura, ao território e à economia local”.

No âmbito das atividades nas quintas vinhateiras (em Falorca, Lemos, Medronheiro, Pedra Cancela, Perdigão, Turquide, Vinha Paz e Vinha Reis), ganharam especial destaque as experiências de vindima e de pisa tradicional, que juntaram mais de meio milhar de visitantes, entre famílias, jovens e crianças. Houve ainda espaço para a realização de uma experiência de “vindima noturna”, na Quinta de Lemos.

No palco de concertos instalado no piso superior do Mercado passaram, nestes quatro dias, bandas e artistas como ADFECTUS, Tempo Singular, Carlos Viçoso e Mara Pedro, Gryzzler, No Sundays, Francisco Cappelle e Isabel Silvestre, para além de diversos workshops com bloggers de viagens.

Neste contexto, destaca-se ainda o sucesso do espaço infantojuvenil “Dão Petiz”, com diversas oficinas, que reforça, no ver da Organização, “a importância da oferta de animação familiar na cidade e o potencial do turismo de famílias”.

Progressivamente, na rede social Instagram, começam também a ser publicadas as imagens produzidas pelos “igers” do “Instameet Viseu 2017”, iniciativa de criação fotográfica integrada na Festa das Vindimas. É possível encontrá-las com o hashtag #instameetviseu2017. À data são quase 200 as imagens publicadas. Até ao final do mês de Outubro serão conhecidas as imagens premiadas na iniciativa.

A Festa das Vindimas de Viseu é uma iniciativa do Município de Viseu, com produção executiva da VISEU MARCA, e em parceria com a Comissão Vitivinícola Regional (CVR) do Dão. Conta com os patrocínios do NOVO BANCO, GALP e Auto Sertório e o apoio institucional do Turismo do Centro.

DEIXE UMA RESPOSTA