Melhor Feira de Mel do país é na Lousã

0
166

A XXVIII Feira do Mel e da Castanha da Lousã irá decorrerá de 17 a 19 de novembro no Parque Municipal de Exposições da Lousã, conta com mais de 140 expositores.

Segundo a autarquia é “um evento de referência nacional que, ano após ano, se tem afirmado como a melhor feira de mel do país”.

Mantendo a qualidade de edições anteriores, a Feira do Mel e da Castanha, a Câmara Municipal apostou novamente num programa diversificado, com inúmeras atividades promovidas ou dinamizadas por instituições, artistas locais e nacionais.

A Feira contará este ano com cerca de 140 expositores, onde, para além dos já habituais apicultores, produtores e comerciantes de castanha e de outros produtos endógenos e instituições estará presente uma significativa mostra de artesanato do concelho e do país – com um aumento considerável de expositores em relação a anos anteriores- e, também, uma zona destinada a produtos gastronómicos diversos com representatividade nacional e um espaço dedicado à animação.

Paralelamente a este espaço, numa outra tenda, estarão disponíveis 5 tasquinhas dinamizadas por associações locais e o espaço da animação infantil.

A inauguração oficial deste evento terá lugar no dia 17, sexta-feira, às 17h30. Às 18h terá lugar uma arruada promovida pelo Grupo de Concertinistas da Lousã, seguindo-se uma animação itinerante de “Da Cruz, one man band”. Pelas 22h, atuarão na tenda da animação os lousanenses “Ponto e Virgula”. A encerrar o primeiro dia do evento, atuará o Dj Agostinho.

No sábado, dia 18, o programa “Aqui Portugal” da RTP estará, durante toda a tarde, em direto do Parque Municipal de Exposições, constituindo um momento adicional de animação e de promoção do evento e do Concelho.

Pelas 20h, decorrerá uma animação itinerante intitulada de “Chiclateira” e, pelas 21h, a atuação do Grupo de Cantares do Grupo Etnográfico da Região da Lousã.

Às 22h, no espaço da animação, terá lugar um espetáculo com a banda “Os Red”, seguindo-se a atuação dos Djs “Arrebimba o Malho”.

Já no dia 20, domingo, pelas 8h30 terá lugar a Caminhada de São Martinho, que passará por alguns dos locais mais belos da Serra da Lousã e culmina com a realização de um magusto numa das Aldeias do Xisto. As inscrições – gratuitas – poderão ser efetuadas através do email sector.desporto@cm-lousa.pt.

Durante a tarde terão lugar diversas arruadas promovidas pela Escola de Concertinas da Lousã, Grupo de Concertinas “Sons de Vilarinho” e Grupo de Concertinas de Serpins “Luís Carvalho e alunos”.

Terão também lugar showcookings, promovidos pelo Chef Flávio Silva e Hugo Marques.

Pelas 17h30, será realizado o habitual magusto tradicional – oferecido à população pela Câmara Municipal, que contará com animação do Rancho Infantil Estrelinhas da Ponte do Areal.

Às 21h30, na tenda da animação, sobe a palco Ramiro Simões.

A Feira da Castanha e do Mel da Lousã é uma das mais antigas feiras realizadas no País, destacando-se, também, pelo facto de ter sido a primeira a expor e comercializar unicamente mel certificado.

DEIXE UMA RESPOSTA