Visitas guiadas em Coimbra já têm calendário para dezembro

0
373

A Câmara Municipal de Coimbra vai dar seguimento às visitas guiadas que se têm subordinado a temas diversos, a diferentes monumentos e a locais emblemáticos da cidade, através dos quais se percorre um pouco da história e cultura. Nesse sentido, apresentamos o calendário para o mês de dezembro de 2017.

  • Dia 5 – 15h00: A Cidade Universitária do Estado Novo

Visita guiada aos edifícios universitários construídos durante o período do Estado Novo, apresentando um plano de modernidade só comparável com a época Pombalina.

A construção de uma nova cidade universitária, que levou ao desaparecimento de inúmeros edifícios na alta de Coimbra, segue a ideologia de concentração e de persecução de modelos edificados noutras cidades da Europa, de regimes totalitaristas muito em voga nas primeiras décadas do século XX.

A monumentalidade dos edifícios, a sua arquitetura, os baixos-relevos, os frescos decorativos, a azulejaria e as esculturas contribuem para que este local seja considerado de valor excecional, reconhecido e classificado como Património Mundial pela UNESCO.

O objetivo desta visita tem como meta reconhecer a importância deste período da história de Portugal, a dimensão das obras edificadas, divulgando os seus aspetos arquitetónicos, ideológicos e a glorificação dos feitos portugueses nas diferentes áreas do saber.

Local de encontro: Largo D. Dinis, sito à Universidade

 

  • Dia 14 – 15h00: Sob o Signo da Natividade

Visita guiada a algumas representações da cena da Natividade, realizadas em diferentes suportes materiais e técnicas destintas, existentes na Sé Nova e na Igreja do Salvador.

Tema maior na arte ocidental desde o século IV, a representação do nascimento de Jesus Cristo é um elemento comum nas sequências narrativas que ilustram quer a Vida de Cristo quer a Vida da Virgem.

O objetivo desta visita é dar a conhecer a todos quanto nos visitam algumas destas manifestações artísticas, valorizando-as tanto ao nível da sua história e património, como reconhecendo o seu contributo para a valorização de Coimbra como Cidade do Conhecimento.

Local de encontro: em frente à Sé Nova.

  • Dia 19 – 15h00: O Presépio

Visita guiada ao presépio da Igreja de Santo António dos Olivais, com o objetivo de dar a conhecer as origens e evolução ao longo dos tempos deste modo de sentir o Natal no mundo português.

Neste presépio em particular, encontramos uma série de aspetos demonstrativos de um certo sentido de humor muito português através de expressões artísticas que não pretendem ser eruditas mas que procuram de alguma forma aproximar e humanizar os objetos fazendo com que o espectador se sinta parte integrante da cena representada.

A visita pretende sensibilizar  e dar a conhecer a todos quantos nos visitam para a importância deste legado artístico existente na cidade berço de Joaquim Machado de Castro, o escultor de referência do século XVIII e que ficou no imaginário coletivo como o grande autor de presépios.

Esta é mais uma forma de entender a importância destas representações e que contribuem para a valorização de Coimbra como Cidade do Conhecimento.

Local de encontro: escadaria da Igreja de Santo António dos Olivais.

 

DEIXE UMA RESPOSTA